Bié: Governo vai colocar sistemas de água potável nas escolas

(Foto: Bartolomeu do Nascimento)

O governo da província do Bié prevê colocar a partir do próximo ano lectivo sistemas de água potável nas instituições escolares para incentivar a lavagem das mãos no seio dos alunos e combater diversas doenças.

De acordo com o vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas da província do Bié, José Fernando Tchatuvela, que falava no acto provincial alusivo ao Dia Mundial da Lavagem das Mãos com Água e Sabão, o projecto vai contar com a parceira do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

O responsável frisou que o projecto, que vai garantir água potável nas escolares, enquadra-se igualmente no Programa “Água Para Todos”, desenvolvido pelo Governo local.

A ideia, segundo o responsável, visa diminuir as doenças diarreicas agudas, cólera e outras patologias preventivas com a melhoria da higiene corporal.

Para tal, instou aos professores, pais e encarregados de educação a educar os filhos/alunos a terem cuidado com a higiene corporal e sobretudo lavar as mãos com água e sabão depois de uso da casa de banho, antes e depois da refeição.

Este é o oitavo aniversário alusivo ao Dia Mundial da Lavagem das Mãos, instituído a 15 de Outubro de 2008 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, com o objectivo de promover a defesa dos direitos das crianças e despertar a importância do mesmo no combate a doenças fatais.

A província do Bié, com uma população de 1. 338.923 habitantes, o sector da educação controla 13.529 professores que labutam em mil 474 escolas. Neste ano lectivo estão matriculados 578.733 alunos do ensino primário a 13 Classe. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA