Bie: Detectado novo campo minado no Cunje

Bié: Carlos Ulombe da Silva - Coordenador do CNIDAH na província (Foto: AURÉLIO SEGUNDA)

O Instituto Nacional de Desminagem (INAD) detectou nesta segunda-feira um novo campo minado, nos arredores da comuna do Cunje, município do Cuito, província do Bié.

Em declarações à Angop, o coordenador da Comissão Nacional Inter-Sectorial de Desminagem e Ajudas Humanitária (CNIDAH), Carlos Ulombe da Silva, explicou que a zona foi palco de conflitos armados e apelou a população a não circular no local.

Solicitou às operadoras de desminagens para intervirem o mais rápido possível na mesma zona, para evitar-se o accionamento de minas e outros engenhos explosivos não detonados.

Entretanto, 288 engenhos explosivos não detonados foram destruídos em Setembro passado, nos arredores da sede municipal de Cunhinga, 30 quilómetros a Norte do Cuito, pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD) nesta região.

Entre os engenhos constam sete minas anti-pessoal, nove anti-tanque e 272 uxus não detonados.

No mesmo período, o instituto Nacional de Desminagem detonou 211 quilogramas de munições de pequeno calibre, assim como sete armas em estado obsoleto.

Na província do Bié, até Maio de 2015, a Comissão Nacional Intersectorial de Desminagem e Assistência Humanitária CNIDAH controlava 65 campos minados e armadilhados com diversos engenhos explosivos. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA