Benguela: Proteção Civil apresenta plano de zonas de risco no Balombo

Construções em zonas de risco (Foto: Morais Silva)

O Comando Provincial de Protecção Civil e Bombeiros de Benguela apresentou, quinta-feira, aos membros da Administração municipal do Balombo, a primeira versão do Plano de Zonas de Risco do município.

O acto foi orientado pelo comandante Provincial da instituição, José Horácio da Silva, que afirmou na ocasião que a apresentação do plano de zonas de risco foi um acto importante porque permitirá, não só ao município, como à província, ter uma carta que espelhe todas as zonas de risco.

Referiu que a apresentação tratar-se de um trabalho preliminar da primeira versão e de recolha de contribuições para em alguns dias ser exposto em acto provincial o plano definitivo de cada município e de toda a província.

Na cerimónia de apresentação, o prelector Júlio Tunecas, efectivo do Comando Provincial da Protecção Civil, disse que o plano aponta os tipos de risco da região como ventos fortes, chuvas, queimadas, inundações, vulnerabilidade estruturais, descargas eléctricas, deslizamentos de terras, sismos, ravinas e vassarocas.

Segundo o prelector, o plano espelha igualmente as causas de riscos e as medidas de mitigação como, estudo de riscos, respeito dos planos directores, programa de requalificação urbana, implementação de sistema de drenagem, micro e macro drenagem das águas.

A definição de zonas de assentamento (provisórias e definitivas) em caso de risco e dos locais para caso de emergências, são outros pontos que constam do plano. (Euronews)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA