Aumento da criação de aves e gado melhora segurança alimentar

Aviários de Viana (Foto: Pedro Parente)

O aumento da criação de aves, gados bovino, suíno e caprino, bem como a produção de cereais e tubérculos está a melhorar gradualmente a situação da segurança alimentar no país, afirmou o director nacional do Gabinete de Segurança Alimentar do Ministério da Agricultura, David Tunga.

Em declarações à Angop, a propósito do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala hoje, domingo (16), o dirigente justificou que com o aumento da criação de gado e de aves para a produção de ovos e frangos, as pessoas têm maior possibilidade de preencherem a dieta alimentar com a proteína animal, garantindo a segurança alimentar das famílias.

Sem avançar dados comparativos do ano agrícola 2015, o director reconheceu que neste ano regista-se um aumento na produção de aves, gados, cereais (milho e arroz) e tubérculos (mandioca, batata-doce e rena).

“As perspectivas deste ano centram-se essencialmente no aumento da produção e na inserção de maior número de famílias camponesas no processo produtivo”, reforçou.

Segundo David Tunga, a intervenção do Governo na captação e distribuição de água, na reabilitação de estradas, implantação de perímetros irrigados e na criação de pequena agro-indústria tem sido fundamental para o aumento e escoamento dos produtos alimentares no país.

Para garantir o reforço da segurança alimentar no país, o Executivo continua a gizar programas que asseguram a produção de sementes, hortícolas e a distribuição de insumos e equipamentos agrícolas para aumentar a produtividade no seio familiar e no sector empresarial, referiu o responsável.

Em Angola, o acto central do Dia Mundial da Alimentação, que tem como lema “O clima está a mudar: A alimentação e a agricultura, também”, será realizado no dia 19 deste mês, no Projecto de Desenvolvimento Hidro-agrícola e Regional da Quiminha, município de Icolo e Bengo, em Luanda.

A celebração da data no país será igualmente antecedido por um workshop nacional sobre a importância da segurança alimentar no sector agrícola.

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de Outubro e marca a data da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.

A comemoração desta data visa alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis, alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo, assim como reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento.

Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento e encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida, também constam dos objectivos do Dia Mundial da Alimentação. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA