Angola com projecção crescente a nível internacional – Diplomata lusa

Presença de Angola na reunião do Conselho de Segurança da ONU (Arquivo) (Foto: Dombele Bernardo)

A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Maria Teresa Gonçalves Ribeiro, disse hoje, em Luanda, que Angola está a ganhar uma projecção crescente a nível internacional.

A diplomata falava à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a sua chegada ao país, para uma visita de trabalho de três dias, no âmbito do reforço da cooperação entre Portugal e Angola.

Segundo a secretária portuguesa, Angola tem alcançado uma projecção crescente no domínio internacional, conquistando com isso bastante prestígio, o que é motivo de apreciação e de satisfação.

“Estamos particularmente gratos pelo papel crescente de Angola na senda internacional, quer com a sua presença como membro do Conselho de Segurança, onde tem pugnado pela candidatura do engenheiro António Guterres a secretário-geral da ONU, bem como a marcante presença na presidência da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL),” frisou.

Adiantou que, a sua visita a Angola tem como objectivo passar em revista alguns temas de interesse comum e rever programas de cooperação dentro da vontade dos dois países em fortalecer as relações bilaterais, devendo, para o efeito, encontrar-se com responsáveis políticos angolanos.

“Neste momento, vamos passar em revista alguns instrumentos existentes, apreciar, sob a óptica de eventuais mudanças, sem passarmos já para assinaturas, mas sim, sobretudo, para reapreciar e adaptar as novas circunstâncias em função daquilo que são os objectivos políticos dos dois países, com vista a termos de facto entre nós instrumentos, acordos, que efectivamente correspondam aos interesses comuns,” sublinhou.

Em Luanda, a secretária vai participar também nos festejos dos 30 anos da Escola Portuguesa. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA