Angola acolhe Cimeira Internacional sobre RDC

George Chicoti - Ministro das Relações Exteriores (à dir) (Foto: Francisco Miudo)

A República de Angola acolherá, a 27 deste mês, uma Cimeira Internacional sobre a República Democrática do Congo (RDC), anunciou nesta segunda feira, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

O governante fez o anúncio à imprensa, à saída da audiência entre o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e a ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Maite Nkoana-Mashabane, enviada do Chefe de Estado sul-africano, Jacob Zuma.

Segundo o chefe da diplomacia angolana, a Cimeira é uma promoção conjunta da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), Nações Unidas e União Africana, e a sua urgência surge da necessidade de se debater os últimos acontecimentos na RDC.

Acrescentou que o evento será antecedido de uma reunião de peritos dessas entidades, no próximo dia 24 de Outubro, além de um encontro do Órgão de Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), de que Angola é vice-presidente, a realizar-se esta semana, na RDC.

“A região torna-se um pouco instável e as responsabilidades de Angola, como presidente em exercício da CIRGL, são muitas”, declarou o ministro das Relações Exteriores.

Salientou que a Cimeira deverá discutir também a situação do Burundi e os eventos no Sudão do Sul e na República Centro Africana (RCA), que “continuam a preocupar a região e o Continente Africano em geral”. (Angop)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA