Analisada cooperação entre Angola/RDC e África do Sul

Ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, com o seu homólogo da RDC, Raymond Tshibanda (Esq.). (Foto: Lucas Neto)

Questões ligadas a cooperação entre Angola, RDC e a África do Sul dominaram hoje, quinta-feira, o encontro entre os ministros angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e dos Negócios Estrangeiros da República Democrática do Congo (RDC), Raymond Tshibanda.

O encontro enquadra-se no Mecanismo Tripartido entre Angola, RDC e a África do Sul, tendo os ministros passado em revista, com a equipa de especialistas dos três países, o estado do mecanismo, no que toca a sua estrutura interna (administração), bem como a preparação dos trabalhos para o encontro ministerial, a decorrer em Kinshasa (RDC) de 22 a 23 de Novembro próximo.

Na abertura do evento, o ministro Georges Chikoti salientou a importância do encontro e fez menção a pertinência do mecanismo tripartido, que permitirá inteirar-se dos trabalhos, ao nível técnico, e da preparação da próxima reunião ministerial.

Por sua vez, no final dos trabalhos, o ministro congolês dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, Raymond Tshibanda, argumentou que o mesmo visou discutir o estado de implementação dos objectivos da organização e acompanhar o funcionamento do seu secretariado permanente.

Adiantou que a próxima reunião, a ter lugar em Kinshasa (RDC), estará centrada na abordagem da organização do funcionamento do Mecanismo Tripartido.

De igual modo, disse, serão também discutidas questões de segurança e estabilidade na região, com a presença dos ministros da defesa destes países.

O Mecanismo Tripartido é um órgão de diálogo e cooperação entre os três países (Angola, África do Sul e RDC), criado com o objectivo de trabalhar para a paz e estabilização no Congo, bem como o incremento da cooperação nos distintos domínios.

Entre estes domínios de cooperação, destaque para o político e diplomático, defesa e segurança, económico, finanças e infra-estruturas, assim como social e humanitário.

Actualmente existem, no quadro da cooperação tripartida, três grandes projectos que são o Grande Inga, Corredor do Lobito e de Harmonização dos preços dos produtos.

A cooperação poderá ser abrangente às áreas da agricultura, do turismo, entre outras.

O morando de entendimento tripartido para o diálogo e cooperação foi rubricado a 23 de Agosto de 2013. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA