Vice-Presidente da República viaja à Venezuela

Partida do vice-presidente da República, Manuel Vicente (à esq.) para Venezuela (Foto: Pedro Parente)

O vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, deixou hoje (quinta-feira) Luanda com destino à Ilha Margarita, Venezuela, onde vai participar na XVII Cimeira do Movimento dos Países Não Alinhados, a decorrer 16 a 18 deste mês.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o responsável, que vai representar no evento o Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, recebeu cumprimentos de despedida do ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Manuel Hélder Vieira Dias Júnior, do ministro dos Transportes, Ausgusto Tomás, e de outras individualidades.

Na XVII Cimeira do Movimento dos Países Não Alinhados, cujo lema é “Unidos no caminho da paz”, o Irão passará a presidência do organismo à Venezuela, para um mandato até 2019.

A Venezuela ocupa pela primeira a presidência deste bloco, integrado por 120 países da América Latina e das Caraíbas, África, Ásia e Europa Oriental, e que representam quase dois terços dos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Dos países da região, só Cuba (em 1979 e 2006) e a Colômbia (em 1995) tinham assumido a presidência do Movimento dos Países Não-Alinhados.

Este movimento foi formalmente criado na Conferência de Belgrado, em 1961, sob os princípios de preservação das independências nacionais, não integração em nenhum bloco militar, recusa do estabelecimento de bases militares estrangeiras, defesa do direito dos povos à autodeterminação e luta por um desarmamento completo e geral. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA