UE: 350 milhões de euros para refugiados da Turquia

(Euronews)

União Europeia lançou um pacote de ajuda de cerca de 350 milhões de euros para os refugiados na Turquia, principalmente sírios, cujos beneficiários receberão cartões de banco pré-pagos.

O comissário europeu para a Ajuda Humanitária Christos Stylianides, visitou Ancara para iniciar o programa: “A Rede de Segurança Social de Emergência (ESSN) é o maior projecto de ajuda humanitária já financiado pela União Europeia. É também o maior programa de transferência de renda. (…) Nós criamos um sistema que combina o sistema de bem-estar social turco com uma resposta humanitária. “

Creditados a cada adulto 100 libras turcas por mês (cerca de 30 euros), estes cartões permitem aos refugiados comprar alimentos, roupas, pagar a educação ou habitação.

O país abriga cerca de 3 milhões de refugiados, principalmente sírios que vivem nas grandes cidades.

Este plano faz parte de uma ajuda total de seis mil milhões previstos ao abrigo de um acordo assinado em Março, entre os países da União Europeia e a Turquia. Ankara prometeu em troca controlar os fluxos migratórios para a Europa, onde mais de um milhão de refugiados chegou no ano passado. (Euronews)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA