Reino Unido : Winston Churchill na nova nota de £ 5

Nova nota de 5£ com o rosto de Winston Churchill (DR)

A partir desta terça-feira, o ex-primeiro-ministro Winston Churchill, falecido em 1965, volta a estar novamente presente no dia – a – dia dos britânicos. Com efeito, foram postas hoje em circulação as novas notas de plástico flexível de cinco libras, com o seu rosto.

As novas notas de 5 libras resistem à lavagem, pois são impressas pela primeira vez em polímero, e não em pasta de algodão, uma técnica também já utilizada noutros países, tais como a Austrália, Canadá e Roménia.

Básicamente, as notas de Banco são produzidas pelo Banco de cada país, sómente por encomenda, e analisadas rigorosamente: Tamanho, porosidade, acidez, aspereza, peso, opacidade e resistência.

O papel que vai transformar-se em dinheiro é composto por três lâminas sobrepostas: As lâminas externas são de pasta de madeira; a lâmina do meio é de pasta de algodão, e é nessa lâmina que são colocados os desenhos, figuras ou símbolos que garantem a segurança da nota.

Segundo o Banco da Inglaterra, esta nova nota de cinco libras é mais resistente, dura duas vezes mais, e é mais difícil de falsificar .
A primeira tiragem do novo “fiver”, foi de 440 milhões de exemplares, e inclui uma das mais famosas declarações de Churchill, pronunciada diante do Parlamento, em 1940, no início da Segunda Guerra Mundial: “Eu não tenho nada mais a oferecer que sangue, esforço, lágrimas e suor”.

A nota mostra o Parlamento de Westminster e o Big Ben, indicando 15H00, mais ou menos a hora em que foi realizado aquele discurso de Winston Churchill. (RFI)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA