Publicação dos resultados definitivos das autárquicas de Cabo Verde

A Cidade da Praia, a capital, permanece sob o controlo do MpD. (DR)

Foram publicados hoje os resultados definitivos das eleições autárquicas de domingo passado, dados confirmando a vitória esmagadora do MpD, no poder, com 18 câmaras eleitas sobre um total de 22 e 19 assembleias municipais, um resultado perante o qual o MpD referiu hoje assumir “responsabilidades acrescidas” no condução do destino do país.

Por sua vez, o PAICV na oposição conquistou o poder em apenas duas câmaras, menos 6 do que anteriormente, as restantes câmaras, Boavista e Ribeira Brava de São Nicolau tendo passado sob controlo de dois grupos independentes, num escrutínio em que a taxa de abstenção rondou os 42%.

Em São Vicente, o segundo maior concelho do país, 16 anos depois, o poder autárquico passou para um único partido. O MpD ganhou a câmara municipal com maioria absoluta. A UCID de António Monteiro não conseguiu eleger nenhum vereador em São Vicente assim como o PAICV. Em Santa Catarina do Fogo, município onde se situa o vulcão do pico, o candidato do PAICV que saiu derrotado das autárquicas pediu impugnação geral das eleições alegando “fraude generalizada” da equipa vencedora, uma decisão minimizada pelo MpD. (RFI)

DEIXE UMA RESPOSTA