Presidente português pretende ir à Rússia e convidar Putin a visitar Portugal

(PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)

Presidente português gostaria de visitar Moscovo e receber o líder russo Vladimir Putin

“Eu gostaria muito de visitar a Rússia e receber o seu presidente em Portugal”, disse Marcelo Rebelo de Sousa à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova York à agência de notícias Sputnik. “Vamos tentar buscar tempo para isso e concretizar uma ou outra das visitas”.

Além disso, Portugal gostaria de expandir as suas relações com a Rússia em todas as áreas, incluindo os laços económicos e culturais, disse o presidente português à Sputnik em Nova York.

“Eu vejo isso [o desenvolvimento das relações] uma forma muito positiva. Felizmente, temos visto um reforço das relações entre os dois países e eu acho que ainda vai melhorar no futuro”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Quando perguntado em que áreas ele gostaria de reforçar a cooperação com a Rússia, o presidente declarou: “Todas as áreas, económicas, sociais, porque temos uma forte comunidade russa em Portugal. Culturalmente, temos muito boas relações culturais. Por isso, tem muitas coisas para fazer no futuro”.

O chanceler russo Sergey Lavrov manteve conversações com o seu homólogo português Augusto Santos Silva em Moscovo, em julho 17-18 durante a visita de trabalho deste último à Rússia.

Em 2016, a Rússia e Portugal marcam o 42º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas. Os dois países continuam a desenvolver uma ampla cooperação em todas as áreas, incluindo política, económica, bem como na área da educação, cultura, ciência, de acordo com a embaixada portuguesa na Rússia. (Sputnik)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA