Portal de Angola de luto!

Victoria Dias dos Santos (DR)

Duas primas directas do nosso Director pereceram no mesmo mês em Luanda, vítimas de doença prolongada.

Sempre que alguém desaparece do nosso convívio, há coisas que mexem connosco: a saudade, a recordação do ser que se ausenta, a dor que corrói a alma. Foi o que sentimos quando soubemos do desaparecimento físico de duas bessanganas da família Monteiro.

Trata-se das cidadãs Maria Vitória Dias dos Santos, de 83 anos, falecida no dia primeiro de Setembro, e da gémea Olímpia Dias dos Santos,79 anos, a completar no dia 22 do corrente, esta última ocorrida ontem na Clínica Multiperfil.

Olímpia Dias dos Santos (DR)
Olímpia Dias dos Santos (DR)

A doença é o motivo da desgraça, que se abateu sobre a família, explicando que apesar de todos os cuidados, não somos imunes à lei suprema do tribunal celestial que dita a hora da morte. A morte que nunca aceitamos como dado adquirido e por isso choramos. A morte que constitui surpresa, quando lamentamos.

As duas senhoras, filhas do casal António Dias dos Santos, exímio tocador de concertina, originário da Barra do Dande e de Clara Monteiro, fazem parte de uma linhagem de individualidades ligadas à cultura luandense. Educadas pela irmã mais velha, Sofia Monteiro, esposa de mestre Geraldo, o homem forte da Rebita, viveram o carnaval da vida, nos desfiles da Marginal, dançando sob a bandeira dos Feijoeiros de N’Gola Kimbanda, obedecendo ao ritual de uma família, que através da cultura, mostrou Angola, na sua verdadeira essência.

A família Monteiro, do lado materno, destaca-se pela voz irreverente e vincadamente nacionalista de António Marques Monteiro (Antonico), do Processo dos 50, que ousou em tribunal colonial defender a independência de Angola, no momento embrionário da resistência nacional.

O Portal de Angola curva-se à memória destas duas senhoras, que ao longo da sua vida souberam preservar valores de família e dar aos seus filhos, a educação e solidariedade que hoje predomina no meio. Paz à sua alma! (PA)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA