ONU: Em 2060, será este o país mais populoso do Mundo

(Foto: D.R.)

O tamanho das Nações. O que era em 1950 deixará de ser em 2060. 110 anos depois, o ranking dos países populosos já não será o que era.

O Mundo está sempre a mudar, e a um ritmo alucinante. Nos anos 50 do século passado, os dados das Nações Unidas contavam uma população de cerca de 2,5 mil milhões. Atualmente, são quase 7,5 mil milhões e as expectativas apontam para 9,7 mil milhões, em 2050.

Por esta altura, em meados do século XX, a China era casa para 500 milhões de pessoas e, tal como atualmente, é o país mais populoso do Mundo, seguido da Índia e dos Estados Unidos.

(D.R.)
(D.R.)

No entanto, segundo uma publicação do Wold Economic Forum, do passado dia 20, e de acordo com as tendências atuais, a lista dos países mais populosos poderá ser bastante diferente em 2060. Leia mais: INE. População residente em Portugal caiu em 2015.

Esta animação, criada por Aron Strandeberg, baseada nos dados das Nações Unidas, mostra o crescimento da população de 12 países — os mais populosos — entre 1950 e 2060.

Animação: Aron Starndberg Ao longo das últimas décadas, a China permaneceu como o líder deste ranking, mas é expectável que venha a ser ultrapassada pela Índia, em 2022. As previsões apontam para que, em 2020, ou seja daqui a menos de quatro anos, a população deste país atinja 1,383 mil milhões de cidadãos, que compara com a os 1,4 mil milhões da China.

Mas, apenas oito anos mais tarde, é esperado que existam, na Índia mais 100 milhões de pessoas, enquanto a população da China apenas deverá aumentar 1,4 milhões.

Além destes dois países asiáticos, há um outro que se distinguirá no Mundo, pelo rápido crescimento: a Nigéria. Os dados mostram uma população de 37 milhões, em 1950, contra mais de 182 milhões, em 2015.

Aron Strandberg A Nigéria tem uma elevada taxa de fertilidade e uma população muito jovem, pelo que a sua expansão continuará a ser rápida, devendo, de acordo com estas previsões, superar os Estados Unidos e tornar-se no terceiro país mais populoso do Mundo, isto em 2060. Já o Brasil, ao contrário do que tem sido hábito, assistirá a um envelhecimento da população, pelo que deixará de ser um dos países mais populosos do Mundo.

Aron Strandberg Em relação aos países europeus, que eram, em 1950, dos mais populosos do Mundo (Reino Unido, Alemanha e Itália, por exemplo), deixaram de figurar no TOP 12. Também a Rússia, o quarto em 1950, desaparecerá da lista por volta de 2040.  (dinheirovivo)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA