Namibe: Governo continua aposta na melhoria de condições sociais

Rui Falcão - Governador da província do Namibe (arquivo) (Foto: Frederico Herculano)

O governador da província do Namibe, Rui Falcão, afirmou quinta-feira, no município do Tômbwa, que o governo angolano continua apostado na criação de melhores condições sociais para as populações, fundamentalmente para aquelas que vivem nas áreas mais recônditas.

O governante teceu estas considerações no encontro que manteve com os membros de auscultação e concertação social no município do Tômbwa, que teve como objectivo principal auscultar a sociedade tendo como base a governação participativa dos cidadãos.

“O governo tem vindo a desempenhar o seu papel, tratando daquilo que são os assuntos estruturantes, para melhoria de qualidade de vida das pessoas, melhorando os serviços da rede electrica, água, saneamento básico, entre outros serviços que ainda fazem falta a nossa população”, disse.

No encontro, o governante garantiu que ate ao final do ano o município do Tõmbwa vai contar com novos geradores, aumentando assim a capacidade de fornecimento de energia electrica de 10 megawots, contra os cinco actualmente.

Referiu ainda que os mesmos esforços estão sendo feitos no sector pesqueiro, com a construção e reabilitação de algumas unidades de captura, congelação, transformação e comercialização de peixe e farinha de óleo de peixe.

Estas áreas económicas necessitam outros níveis de desenvolvimento para que possamos de forma harmoniosa crescer”, acrescentou.

Neste município, realçou ainda o governante, será feito um trabalho nas zonas de produção pesqueira, melhorando o casco urbano e os níveis de consumo que podem ser disponibilizado para a população do Tombwa.

“ Todos estes esforços que estão a ser empreendidos têm de ter um impacto directo nas populações, e esse passa necessariamente pela criação de emprego estável, pois governar com o povo é ouvi-las permanentemente, é saber dos seus anseios e necessidades, enquanto servidores públicos e procurar corresponder as necessidades que as pessoas no seu todo têm”, sublinhou.

O município do Tômbwa situa-se a 93 quilómetros a sul da província do Namibe e possui mais de cinquenta mil habitantes, na sua maioria pescadores. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA