Moxico: Apontadas medidas de prevenção de mortes por descargas atmosféricas

Descargas elétricas provocadas por raios (atribunamt.com.br)

As mortes por descargas atmosféricas e eléctricas podem ser evitadas desligando electrodomésticos e evitar esconder-se debaixo das árvores durante a chuva alertou hoje, terça-feira, no Luena, o chefe do departamento provincial do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) do Moxico, Manuel Tchissola Kanjila.

Em declarações à Angop, a propósito do fenómeno que ocorre na época chuvosa, o responsável desencorajou o uso de telefone enquanto chove, pois tal como os electrodomésticos, os telemóveis atraem facilmente as descargas eléctricas e atmosféricas.

Nesta senda, referiu que os relâmpagos podem atingir as pessoas directamente face ao efeito directo do relâmpago, o que obriga cuidados redobrados na época chuvosa, que teve início oficialmente a 15 de Agosto último.

Relativamente ao uso dos para-raios nas escolas, hospitais, residências e nos órgãos de comunicação, Manuel Kanjila esclareceu que tal dispositivo pode não evitar os relâmpagos mas atrair a atenção da descarga e impedir que ele ocorra. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA