Ministro e Secretária de Estado dos Desportos ouviram federações

A Secretária de Estado dos Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, ao lado do ministro, Albino da Conceição. (Foto: Portal de Angola)

O novo Ministro da Juventude e Desportos reuniu-se ontem na Galeria dos Desportos, com os dirigentes das Federações, num encontro de auscultação dos seus programas de acção e troca de impressões sobre a problemática do Desporto no país.

Albino da Conceição, que se fazia acompanhar da Secretária de Estado dos Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, foi acolhido pelos responsáveis das federações com grande expectativa, num momento em que se realiza, no movimento associativo, um processo de renovação de mandatos. Daí que durante o encontro, as intervenções estivessem centradas nos modelos de gestão do sistema desportivo e se colocassem algumas interrogações sobre a sua operacionalidade.

(ÁUDIO DIFUNDIDO PELA RÁDIO 5)

As 27 Federações (das 34 existentes) que se fizeram representar pelos responsáveis máximos, analisaram alguns artigos da Lei do sistema desportivo, tendo comentado alíneas, que no seu entender, chocam com a norma vigente, levando o ministro, a desdobrar-se em explicações sobre a sua construção semântica.

Ministro e Secretária de Estado dos Desportos, trocando impressões com Rosa Lopes. (Foto: Portal de Angola)
Ministro e Secretária de Estado dos Desportos, trocando impressões com Rosa Lopes. (Foto: Portal de Angola)

Boa parte dos presentes congratulou-se com a iniciativa do ministro, ao promover estes encontros esclarecedores, tendo quem acompanhou a sessão, ficado com a idéia de que o diálogo e as consultas devem prevalecer na relação Governo, associações e federações. O Desporto Escolar mereceu aprovação, tendo o ministro Albino da Conceição anunciado a constituição, para breve, da Comissão Instaladora, após consultas ao Ministério da Educação.

Dirigentes de várias Federações. (Foto: Portal de Angola)
Dirigentes de várias Federações.
(Foto: Portal de Angola)

No capítulo referente às associações houve comentários, relativamente ao perfil dos seus dirigentes e do modo como são eleitos para o exercício do poder, que lhes confere a Lei. A unanimidade por novas regras tornou-se imperiosa, para que de facto o Desporto em Angola possa estar à altura dos objectivos traçados.

Um olhar atento às questões desportivas. (Foto: Portal de Angola)
Um olhar atento às questões desportivas.
(Foto: Portal de Angola)

Muita coisa ficou por dizer. Todavia o tempo e a oportunidade de novos encontros encarregar-se-ão de trazer a razão ao de cima e, logicamente, produzir resultados que permitam ao país elevar a sua auto-estima, através do Desporto, como se tem dito frequentemente.

O vice-Presidente do COA, em diálogo com a mesa ministerial dos Desportos. (Foto: Portal de Angola)
O vice-Presidente do COA, em diálogo com a mesa ministerial da Juventude e Desportos.
(Foto: Portal de Angola)

Do Basquetebol, ao Futebol, ao Andebol, ao Ciclismo, Natação, Judo, Boxe, Ténis, etc., foram feitas observações legítimas, todas elas orientadas no retorno às vitórias, que num passado recente, mexeram com a estrutura anímica nacional.

Em primeiro plano, o Director Nacional das Políticas do Desporto, António Gomes. (Foto: Portal de Angola)
Em primeiro plano, o Director Nacional das Políticas do Desporto, António Gomes, ao lado de dirigentes desportivos. (Foto: Portal de Angola)

A Rádio 5 esteve mais uma vez à altura dos acontecimentos, reportando, o evento, como pode ser acompanhado no ficheiro de áudio, que reproduzimos nesta peça. (Portal de Angola)

Por: Sérgio Fontoura

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA