Ministro da Energia e Águas em Viena na conferência da AIEA

Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges (Foto: Rosário dos Santos)

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, chefia uma delegação que vai participar na 60ª sessão da Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), a decorrer de 26 a 30 de Setembro deste ano, em Viena (Áustria).

Segundo uma nota de imprensa deste pelouro enviada hoje, à Angop, neste fórum o ministro vai expor a visão do Governo angolano como estado membro, sobre os projectos da energia nuclear, como nova linha de investimento no sector de energia e proceder a ratificação de outros instrumentos legais ligados ao uso da energia nuclear.

Adianta que o evento vai apresentar o processo de elaboração da Estratégia de Médio Prazo 2018-2023, de modo a facilitar o acesso e uso sustentável de tecnologias nucleares incluindo a energia nuclear, fortalecer a promoção da ciência, tecnologia e aplicações nucleares para o desenvolvimento sustentável, bem como apoiar a segurança e protecção nuclear eficaz e sustentável.

Vai ainda prestar cooperação técnica efectiva para o desenvolvimento sustentável, fornecer salvaguardas eficazes e eficientes da agência para garantir o uso pacífico da energia nuclear, prestar a gestão eficaz com fins achados paliativos junto das comunidades, com mensagens educativas e de sensibilização para promoção da saúde e prevenção de doenças oncológicas.

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) foi fundada pelas Nações Unidas em Julho de 1957, com o objectivo de acelerar e ampliar a contribuição de energia nuclear para paz, saúde e prosperidade em todo mundo, e assegurar que assistência prestada sob a sua supervisão ou controlo seja utilizada para fins pacíficos. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA