Ministério das Pescas e Uniangola assinam acordo de investimento privado

Assinatura de acordo entre ministérios das Pescas e a empresa uniangola (Foto: Joaquina Bento)

Um contrato de investimento privado, no domínio da pesca industrial, avaliado em três milhões, setecentos e cinquenta e três mil dólares norte-americanos, foi assinado hoje, em Luanda, entre o Ministério das Pescas e a empresa Uniangola.

Deste valor, dois milhões seiscentos e vinte e sete mil e cem dólares (2.627.100,00) correspondentes a capitais próprio um milhão cento e vinte cinco mil e novecentos dólares (1.125.900,00) de capitais alheios (suprimentos) alocados de fundos próprios e aplicadas em Angola.

O acordo foi rubricado pela ministra das Pescas, Vitória de Barros Neto e pelo director da Uniangola, António de Oliveira.

Após a assinatura do contrato, a directora da Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP), Paula Correia, disse que o protocolo visa expandir as capacidades de captura, congelação e de embalamento de peixe em mar alto angolano, através da aquisição de um novo barco de pesca, aumentando assim a actual frota da Uniangola de dois para três barcos e terá como zona de acção Luanda, considerada zona de desenvolvimento A.

Para o director da empresa Uniangola, António de Oliveira, trata-se de um acréscimo do investimento de frota, a compra de mais uma embarcação com capacidade de captura de cerca 400 toneladas.

António de Oliveira afirmou que a aquisição do novo barco de pesca, que estará no país nos próximos dias, vai gerar 40 postos de trabalho, dos quais 34 trabalhadores nacionais e seis estrangeiros provenientes da Espanha, Portugal, Indonésia e de outros países.

De acordo o responsável, o pescado será distribuído nas 18 províncias, através dos revendedores autorizados que tratam dos desdobramentos desta operação e quando houver necessidade serão apoiados com os veículos da Uniangola.

Este projecto beneficiará de incentivos fiscais bonificados, à luz da lei de investimento privado.

A Uniangola dispõe de dois barcos de pesca com a capacidade de captura de 400 e 600 toneladas e na próxima semana contará com mais uma.

A Uniangola é uma empresa de direito angolano que se dedica à pesca nas águas marítimas e está sediada em Luanda. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA