Ministério da Cultura e MAAN trabalham para divulgação da vida e obra de Neto

Gala do Herói Nacional (Foto: Henri Celso)

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, informou na noite desta sexta-feira, em Luanda, estar em curso um projecto conjunto entre o seu pelouro e a direcção do Memorial António Agostinho Neto (MAAN), no sentido de se aprofundarem pesquisas sobre a vida e obra do primeiro Presidente de Angola.

A responsável fez estas declarações no final da gala do Herói Nacional, realizada no MAAN, adiantando que haverá deslocações a Caxicane no sentido de se recolher depoimentos e arquivos que vão enriquecer a biografia de António Agostinho Neto.

A ministra falou também da importância de valorização da aldeia de Caxicane, local de nascimento do fundador da nação, no sentido da obtenção de mais informações sobre sua trajectória no período em que esteve naquela localidade.

Referiu a necessidade de valorização da vida e obra do poeta maior, dai as celebrações em todo país, para que os angolanos reflictam em prol do legado de Neto.

Carolina Cerqueira mostrou a sua satisfação pelo surgimento de novos talentos que têm interpretado com brio as obras de António Agostinho Neto , afirmando que os jovens têm demonstrado interesse em representar estas obras sejam em canto, poesia ou teatro.

A ministra deixou o compromisso de continuar a envidar esforços para que as obras do herói nacional sejam divulgadas para que os jovens saibam os caminhos percorridos por Neto até a proclamação da independência.

A gala do herói nacional contou com a presença de membros do executivo, políticos, historiadores, músicos e figuras ligadas a sociedade civil. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA