Ministério aposta na revitalização da formação de docentes

Adão do Nascimento - Ministro do Ensino Superior (Foto: Angop)

O Ministério do Ensino Superior está a priorizar a revitalização da formação de docentes, com vista a assegurar o ensino nas instituições públicas, informou domingo, na província do Huambo, o titular do sector, Adão do Nascimento.

Falando á imprensa, no final de uma visita de dois dias ao planalto central, o governante disse que as unidades orgânicas estão a trabalhar na selecção dos melhores estudantes, para serem projectados em formações rápidas de especialização de mestrados e doutoramentos.

Explicou que o processo, a ser executado em coordenação com as instituições do ensino superior do país, será feito na base dos estudantes existentes em cada curso.

Para o efeito, acrescentou, é fundamental a elaboração de um plano desta natureza para a execução rápida, planificada e programada, de modo a perspectivar o fortalecimento do corpo docente que é vital.

Segundo o ministro, assim dar-se-á continuidade ao fortalecimento do corpo docente das distintas unidades orgânicas das universidades do país, em prol da execução do Plano Nacional de Formação de Quadros e, consequentemente, do desenvolvimento sócio-económico da nação.

Deste modo, apelou os estudantes maior dedicação aos estudos, para que sejam abrangidos neste processo. Já aos docentes recomendou maior empenho no cumprimento dos currículos dos cursos, sobretudo, na vertente de investigação científica.

No Huambo, Adão do Nascimento avaliou a organização e gestão da reitoria da Universidade José Eduardo dos Santos, bem como a estratégia de implementação, em conjunto com o governo local, das recomendações do relatório de auscultação ao Instituto Superior Politécnico. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA