MicroCapital disponibiliza crédito até Kz 1 milhão para agricultores

(Foto: D.R.)

Em entrevista ao OPAÍS, a directora geral da Micro Capital, Liliana Ferreira, garantiu que aquela instituição financeira não bancária tem disponíveis vários produtos de micro-crédito para empresas e particulares com um financiamento até Kz 1 milhão. Actualmente a carteira de crédito está avaliada em mais Kz 400 milhões.

A instituição financeira não bancária vocacionada para a concessão de micro-crédito tem disponíveis vários produtos de micro-crédito para empresas e particulares com um financiamento até Kz 1 milhão. A garantia foi dada pela directora geral daquela sociedade de crédito Liliana Ferreira, em entrevista a OPAÍS. O objectivo é ajudar na redução da pobreza, na formalização da economia e contribuir para o aumento da taxa de bancarização no país.

Para o presente ano económico o destaque vai para o “Micro Agricultor” e o “ Micro Propinas”, dois produtos da MicroCapital que segundo Liliana Ferreira, visam potenciar nomeadamente, a actividade agrícola do país e a vida académica de jovens angolanos no que respeita ao pagamento de propinas. “É um micro-crédito para estudantes trabalhadores .

O estudante recebe o crédito e, em contrapartida, dá a garantia do sálario com uma prestação mensal”, disse. A empresa, criada em 2014, concedeu, até ao momento, mais de Kz 400 milhões, sendo 56% do crédito concedido a empreendedores. Segundo explicou Liliana Ferreira, podem aderir aos micro- crédito as micro, pequenas e médias empresas, cooperativas e particulares. Relativamente à documentação, as empresas necessitam de apresentar, entre outros documentos, o custo de caixa, extractos bancários, informações de contas e historial de crédito.

Já as pessoas singulares para beneficiarem dos produtos de micro-crédito da MicroCapital precisam reunir documentos como a cópia de bilhete de identidade, número de contribuinte, declaração de serviço ou adiantamento de crédito de consumo feito com outra empresa de crédito e ainda extracto bancário e submetê-los numa das 8 agências da empresa, localizadas em Luanda, Benguela, Huila e Cabinda.

Liliana Ferreira fez o balanço positivo quanto à adesão do público, tendo destacado que, mensalmente, a instituição recebe cerca de 100 solicitações. Entretanto, disse que o crédito em incumprimento (mal parado) representa 2,5%. “Este baixo grau de incumprimento deve-se ao trabalho de acompanhamento dos clientes feito pelos nosso agentes de crédito. Este trabalho de proximidade facilita as coisas, porque criamos laços com as famílias e todos procuram resolver a questão no caso de incumprimento. E é importante realçar que os clientes veem sempre dar a cara quando têm qualquer dificuldade de pagar uma prestação”, explicou.

Distinção internacional

No mês passado a MicroCapital foi destinguida, em França, com o prémio World Commitment na categoria de ouro pela Business Initiative Directions (BID), um prémio, de periodicidade anual, atribuído a instituições que, sem concorrer à distinção, passam por um processo de votação baseado em informações recolhida por líderes de empresas e especialistas em qualidade.

A Micro Capital em Números

Carteira de clientes: 1500 Crédito concedido: Kz 400 milhões de kwanzas. 56% do crédito: Concedido a empreendedores Nº de agências: 8 (Luanda, Benguela, Huila e Cabinda Crédito em incumprimento (mal parado): 2,5% do concedido Valor mínino de crédito: Kz 50 mil Valor máximo: Kz 1 milhão (Kz 1.000.000,00 é o limte máximo que o Banco Nacional de Angola atribui às empreas de micro crédito). Principais beneficiados: Pessoas com rendimentos baixos, como as vendedoras de mercado, agricultores, jovens empreendedores, etc Periodo de reembolso: De um mês a um ano. Fundação: Abril de 2014 (OPAIS)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA