MAT quer ensaiar novo modelo de cadastramento de cidadãos nacionais

Ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa (Foto: António Escrivão)

O ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, disse sábado, no Lubango, que o seu pelouro pretende, a partir de 2017, ensaiar um novo modelo de cadastramento de cidadãos nacionais que inclui todos dados de identificação num único cartão.

O titular da pasta anunciou tal facto, nesta cidade, durante um encontro mantido com as autoridades governamentais, tradicionais e académicos da Huíla, no quadro da sua visita de poucas horas à província, onde sublinhou que obtendo isso o cidadão estará bem preparado quando solicitado a sua identificação pessoal.

Bornito de Sousa acredita que tal como já está a acontecer na maioria dos países, em Angola esta tendência poderá ser um facto, pois com base nisso o cidadão em qualquer instituição não terá dificuldades na sua identificação.

“Com isso haverá uma junção de documentos, criando um único que vai conter ao mesmo tempo o bilhete de identidade e o Número de Identificação Fiscal (NIF), de residência, e os dados do registo militar para o sexo masculino, porque hoje os países estão a juntar todos estes dados num cartão único”, disse.

Referiu que é também nesta perspectiva que estão apelar às pessoas para actualizarem os seus cartões ou efectuar a prova de vida em consequência do ajuste das novas Tecnologias de Informação e Comunicação actualmente impostas. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA