Manuel Pedro Pacavira é símbolo de luta de libertação – Presidente da Assembleia Nacional

Presidente da Assembleia Nacional - Fernando da Piedade Dias Dos Santos (arq) (Foto: Alberto Julião)

O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, considerou hoje o finado deputado Manuel Pedro Pacavira um “símbolo da luta pela libertação do país e pelo bem-estar do povo”.

O líder parlamentar reagia ao passamento físico do nacionalista Manuel Pedro Pacavira, falecido no dia 12 deste mês, em Portugal, vítima de doença, aos 77 anos de idade.

Fernando da Piedade adianta que a obra de Pedro Pacavira, como um dos símbolos mais valiosos da luta pela Independência Nacional, deve ser preservada.

Afirmou que a melhor maneira de homenagear Manuel Pedro Pacavira é continuar a luta pela qual se bateu para a melhoria das condições de vida da população.

Nesta sexta-feira renderam já homenagem ao defunto nacionalista o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que se fazia acompanhar da primeira-dama da República, Ana Paula dos Santos.

Seguiram os presidentes da Assembleia Nacional e dos tribunais superiores, deputados, ministros, representantes de partidos políticos, órgãos de defesa, segurança e ordem pública, Entidades eclesiásticas, corpo diplomático, entre outras, entidades.

O programa reserva também uma missa de corpo presente na Igreja Metodista Unida Central, estando o funeral previsto para as 13h00 no Cemitério do Alto das Cruzes.

Deputado à Assembleia Nacional, Manuel Pedro Pacavira já foi, entre outros, embaixador junto das Nações Unidas, em Cuba e na Itália, ministro da Agricultura e dos Transportes, membro fundador da União dos Escritores Angolanos (UEA) e combatente da luta da libertação, tendo sido preso pelas autoridades coloniais de 1960 a 1974. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA