Malanje: Homenagem ao escritor e jornalista Luís Fernandes acontece sexta-feira

escritor Luís Fernando será homenageado em malanje (Foto: Clemente Santos)

O jornalista e escritor Luís Fernandes será homenageado sexta-feira (9) pela Brigada Jovem de Literatura Angolana (BJLA), em Malanje, em cerimónia que visa a valorização e divulgação das suas obras literárias.

Em declarações hoje, quinta-feira, à Angop, o secretário provincial da BJLA, Francisco Ngola, disse ser intenção da instituição exaltar e reconhecer a figura de Luís Fernandes pelo seu contributo no desenvolvimento da literatura angolana.

Explicou que a homenagem ao escritor serve também de antevisão para a III conferência provincial sobre a literatura angolana, que Malanje vai acolher em 2017, com o objectivo de estimular o gosto e o hábito pela escrita e leitura no seio dos cidadãos.

Francisco Ngola anunciou, por outro lado, a promoção de um curso de escrita e oralidade para os jovens escritores.

Luís Fernando, nascido no Uíge, em Outubro de 1961, escritor e jornalista, publicou o seu primeiro livro Noventa Palavras, em 1999. Seguiram-se-lhe A Saúde do Morto; Antes do Quarto; João Kyomba em Nova Iorque; Destinos no Paraíso; A Cidade e as Duas Órfãs Malditas; Um Ano de Vida; Dois Anos de Vida; Três Anos de Vida e Letras na Brasa. Participou, com 14 outros autores, na colectânea de contos Estórias Além do Tempo.

Em co-autoria com o escritor português Eduardo Águaboa escreveu o livro Taras de Luanda, recentemente lançado.

Foi admitido, em 2009, como membro da União de Escritores Angolanos (UEA), depois de dez anos a publicar com regularidade.

Jornalista desde os 17 anos de idade, foi chefe de redacção e director de informação da Radiodifusão Nacional de Angola. Foi igualmente director Geral do Jornal de Angola e do semanário O País. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA