Malanje: Gestores públicos em formação sobre liderança e gestão de equipa

Governador. Norberto Fernandes dos Santos " Kwata Kanawa" (DR)

Administradores municipais, delegados e directores províncias, participam desde segunda-feira, nesta cidade, numa formação sobre liderança e gestão de equipa, visando desenvolver as competências no domínio da governação e gerência.

A acção formativa com duração de 5 dias, está a ser promovida pelo governo provincial de Malanje, visando desenvolver a eficácia de gestão e liderança, assim como criar condições que facilitam a motivação e comunicação eficaz com os diferentes interlocutores.

Ao proceder a abertura da acção formativa, o governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos “ Kwata Kanawa”, disse que a realização do evento inscreve-se no cumprimento do decreto presidencial nº 116 de 3 de Junho de 2013, que regula o regime de formação profissional dos titulares dos órgãos de direcção e de chefia da administração local do Estado.

Precisou que esta formação vem dar competência e melhorar a qualidade dos serviços públicos, através de uma aprendizagem que prepara as pessoas para o exercício de uma tarefa profissional de forma mais correcta.

Acrescentou ainda que os conteúdos que serão administrados durante a formação são de grande importância, pelo que apelou ao engajamento dos participantes.

Fez saber que os titulares de cargos de chefia são chamados a velar pelo bom funcionamento dos órgãos e serviços locais do Estado, assim como a prosseguir com os princípios dos interesses públicos da boa administração, transparência e dinamismo.

Norberto dos Santos disse que o líder deve ser responsável, exigente, distribuidor de tarefas e ser mais práticos na execução dos planos de acção e de projectos.

Referiu que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, afirmou recentemente ser necessário que os governantes passam a governar com o cidadão, razão pela qual se deve aproximar os serviços públicos ao cidadão de modo a garantir a serenidade e adequação da decisão da administração pública.

Durante a formação serão abordados temas relacionados com liderança e gestão de equipa, funções da liderança, motivação humana, governação cooperativa e comunicação e metodologias de trabalhos. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA