Investidura do novo presidente de São Tomé e Príncipe

Evaristo de Carvalho, novo presidente de São Tomé e Príncip (RFI/Liliana Henriques)

O novo presidente da República, Evaristo de Carvalho, foi investido hoje na muito simbólica Praça da Independência, na capital são-tomense. Eleito depois de uma segunda volta, a 7 de Agosto, em que acabou por ser o único candidato em virtude da desistência do seu mais directo adversário e antecessor, Manuel Pinto da Costa, em protesto contra um processo que considerava marcado por irregularidades, o novo presidente prestou juramento perante centenas de populares.

Nesta cerimónia que para além da população ficou igualmente marcada pela presença do secretário executivo da CPLP, Murade Murargy, mas igualmente de Manuel Pinto da Costa, que tinha deixado pairar até ao fim o suspense quanto à sua presença na investidura, Evaristo de Carvalho prometeu promover uma democracia participativa no país, garantir a estabilidade política e fomentar a coesão social, conforme tinha prometido durante toda a campanha eleitoral. Mais pormenores com Nelson Silva, em serviço especial para a RFI.

Com a chegada ao poder de Evaristo Carvalho, é a primeira vez que São Tomé e Príncipe tem um presidente e um primeiro-ministro da mesma cor política em 25 anos de multipartidarismo naquele país. Dependente em cerca de 90% do apoio externo para preencher as suas necessidades orçamentais, São Tomé e Príncipe enfrenta actualmente vários desafios, entre os quais a necessidade de promover o emprego dos jovens, a faixa maioritária na população daquele país. (RFI)

DEIXE UMA RESPOSTA