Huíla: Fazendeiros podem perder título de terra na Chibia

Huíla: Campo agrícola na província da Huíla (Foto: Morais Silva)

As autoridades do município da Chibia, 42 quilómetros a sul do Lubango, província da Huíla, vão retirar o título de concessão aos proprietários de fazendas locais que não produzem, e cedê-las a outros com capacidade de exploração, informou hoje, nesta localidade, o director da Agricultura local, José Borges.

A administração municipal controla 16 fazendas a nível do município, deste número apenas funcionam quatro, enquanto as restantes 12 correm o risco de serem cedidas a outros proprietários, disse o responsável.

Apesar de não citar nomes, José Borges disse que os donos destas quintas inoperantes já foram notificados, e apenas três compareceram para justificar as razões da falta de actividade das fazendas.

“Estamos à espera que outros fazendeiros se pronunciem para percebermos o porquê da inoperância, para depois podermos tomar outras medidas que se acharem mais convenientes”, frisou o responsável.

Exortou a todos os proprietários de fazendas na localidade que não funcionam a se dirigirem a administração local no sentido se justificaram, caso contrário, poderão perder o direito de superfície.

A Chibia tem uma população estimada em 181 mil habitantes nas suas quatro comunas, sede Capunda Cavilongo, Quihita e Jau. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA