Huambo: Província vai contar com Sindicato dos trabalhadores domésticos

Huambo: Mulheres aprendem a produzir leite de soja (Foto: Edilson Domingos)

O Comité provincial da Mulher Sindicalizada no Huambo está a desenvolver acções de mobilização dos trabalhadores domésticos, com objectivo de congrega-los em sindicato na província.

O facto foi dado a conhecer, segunda-feira, nesta cidade, pela coordenadora local da organização sindical feminina, Elizabeth Kuteñgala Kahombo, em declarações à Angop, tendo referido que a intenção da criação do organismo visa salvaguardar os interesses das partes nas relações jurídicas domésticas.

Referiu que estas relações têm registado momentos conturbados entre os intervenientes (Empregadores e trabalhadores), apontando como principal causa, a falta de conhecimento dos instrumentos legais que regem a actividade laboral.

Disse que as acções iniciadas no passado dia 22, estão a cingir-se na divulgação e esclarecimento das vantagens do decreto 155/16, sobre o regimento do trabalho e a prestação social do trabalhador doméstico, publicado a 09 de Agosto.

Para se alcançar maior número dos envolventes no projecto, frisou que a organização está a trabalhar em parceria com as instituições religiosas, membros das organizações sociais e autoridades tradicionais, na realização das sessões de esclarecimento porta-à-porta, nos mercados formais e informais e outros locais de grande aglomeração.

Neste contexto, salientou, pretende-se o reforço das medidas que concorram para uma maior valorização dos trabalhadores domésticos, bem como sensibiliza-los para uma maior responsabilidade no cumprimento dos seus deveres. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA