Huambo: Hospital central realiza jornadas científicas

Huambo: Parte Frontal do Hospital central do Huambo (Foto: Valentino Yequenha)

Cinquenta e quatro trabalhos sobre aspectos clínicos, cirúrgicos e de saúde pública na província do Huambo estão em discussão nas IV jornadas científicas do hospital central, abertas hoje, quinta-feira, nesta região.

Os participantes, entre médicos, enfermeiros, técnicos terapeutas das distintas unidades hospitalares da província do Huambo e estudantes de cursos de saúde, estão ainda a analisar neste evento, que encerra sexta-feira, os riscos cirúrgicos em anestesia, morbilidade cirúrgicas em ortopedia e a morbi- mortalidade fetal relacionado ao parto pélvico na maternidade do hospital central.

A morbi-mortalidade por rotura uterina na maternidade do hospital central, caracterização do aborto induzido no serviço de ginecobstetrícia, prevalência do VIH em puérperas adolescentes assistidas na maternidade do Huambo, a dor associada ao uso de quimiotépico no tratamento do câncer, as desigualdades na saúde na era da globalização, e as características clínicas e epidemiológicas das cardiopatias congénitas no hospital central constam igualmente do programa das jornadas.

Na abertura, a coordenadora da actividade, Natércia Paulina de Almeida, disse que o evento tem como objectivo proporcionar um espaço de discussão e intercâmbio entre os profissionais da saúde sobre os desafios actuais do sector, visando a melhoria da prestação dos serviços aos utentes.

Referiu que os temas seleccionados estão a ser abordados na perspectiva da investigação científica, para que sejam encontrados os mecanismos eficientes para o alcance dos objectivos desejados. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA