Governo de Luanda assume alfabetização como factor imperativo de desenvolvimento

Juvelina Imperial - vice-governadora da província de Luanda (Foto: Clemente dos Santos)

O Governo da Província de Luanda assume o processo de alfabetização como um imperativo para o desenvolvimento económico e social da capital do país, disse hoje (quinta-feira), a vice-governadora para área política e social, Jovelina Imperial.

A vice-governadora de Luanda falava no encerramento do acto provincial do Dia Internacional da Alfabetização, assinalado hoje, sob o lema “Lendo o passado, escrevendo o futuro”, realizado no Instituto Médio Industrial de Luanda (IMIL).

Jovelina Imperial disse que a pretensão é elevar para patamares crescentes os níveis educativos dos jovens e adultos, potenciando-os para os desafios da educação nacional, envolvendo com maiores responsabilidades os parceiros sociais no programa.

Lembrou que no período de 2007 a 2015 foram alfabetizados 924 mil e 245 cidadãos, entre homens e mulheres, estando matriculados neste ano 113 mil 397 pessoas.

Apesar do momento económico que atravessa a província, prosseguiu a vice-governadora, foi adoptado um plano estratégico de revitalização de alfabetização como instrumento programático de média duração 2012/2017, para de forma criativa encontrar acções sócio-educativas que concorram para o alcance das metas prevista na agenda para 2025.

Nesta perspectiva, almejam redinamizar o processo de alfabetização, introduzindo mecanismos de intervenção susceptíveis de provocar mudanças e transformações sociais em consonância com os objectivos de desenvolvimento do milénio e inclusão social.

Considerou ser necessário o engajamento de todos, quer das instituições educativas do estado e os parceiros sociais, comunidades, porque só desta forma será possível reduzir o índice de analfabetismo literal e funcional, bem como contribuir para o combate da fome e a pobreza.

O Dia Mundial da Alfabetização é comemorado em 08 de Setembro. A data foi instituída em 1968 pela ONU e pela Unesco com o objectivo de fomentar a alfabetização no mundo. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA