Exército sírio reconquista bairro crucial no sul de Alepo

(Euronews)

Depois de uma campanha de intensos bombardeamentos, o Exército sírio recuperou o controlo da totalidade do bairro de Ramousah, no sul de Alepo, um dos principais focos da batalha entre o regime de Bashar al-Assad e os rebeldes.

Se conseguirem manter o domínio sobre a área em questão, as forças governamentais poderão apertar o cerco sobre o leste da segunda cidade do país, controlado pela rebelião.

Entretanto, a Organização para a Proibição das Armas Químicas anunciou que vai investigar a denúncia de uso de gás de cloro, num ataque do regime, na terça-feira, em Alepo.

Esta quinta-feira, pelo menos seis combatentes curdos foram mortos pela artilharia turca no norte da Síria, onde a Turquia lançou, há duas semanas, uma ofensiva contra os extremistas do Estado Islâmico mas também contra grupos separatistas curdos.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, o incidente produziu-se no setor fronteiriço de Afrine, um bastião curdo junto à fronteira com a Turquia.

Jarablus, mais a leste, tornou-se na quarta-feira na primeira cidade – desde o início da ofensiva de Ancara – a ser reconquistada pelo Exército turco, em colaboração com os rebeldes sírios, aos “jihadistas” do Estado Islâmico. (Euronews)

por Rodrigo Barbosa

DEIXE UMA RESPOSTA