Ex-presidente de Israel Shimon Peres é colocado em coma induzido após sofrer AVC

(REUTERS/Phil McCarten/File Photo)

O ex-presidente de Israel e ganhador do prémio Nobel, Shimon Peres, sofreu um acidente vascular cerebral nesta sexta-feira e foi colocado em coma induzido pelos médicos em um hospital, informou seu escritório em comunicado.

Em uma carreira de quase sete décadas, Peres, de 93 anos, serviu em uma dúzia de governos israelitas e foi duas vezes primeiro-ministro pelo Partido Trabalhista, embora nunca tenha vencido uma eleição geral definitiva em cinco tentativas, de 1977 a 1996.

Posteriormente, ele serviu como presidente, uma função que é em maior parte cerimonial em Israel, de 2007 a 2014, antes de deixar o governo.

“Shimon, te amamos e a nação inteira deseja sua recuperação”, disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em comunicado.

Peres ganhou o Prémio Nobel da Paz junto com o falecido primeiro-ministro de Israel Yitzhak Rabin e o falecido líder palestino Yasser Arafat por um acordo de paz interino em 1993, que eles e seus sucessores falharam em transformar em um acordo duradouro. (Reuters)

por Ari Rabinovitch

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA