Estudantes do Quiculungo exortados a afluírem aos postos de registo eleitoral

Cuanza Norte: Brigadas de actualização do registo eleitoral (Foto: Diniz Simão)

Os estudantes do município do Quiculungo, província do Cuanza Norte, foram nesta quarta-feira exortados a afluírem aos postos de registo eleitoral, visando garantir o seu direito de cidadania nas próximas eleições gerais, previstas para 2017.

A exortação foi feita pelo director dos registos daquela circunscrição, Caiacala Feliciano Cutungama, durante uma palestra sobre o registo eleitoral, na qual o responsável sublinhou a importância da prova de vida para a actualização do cadastro eleitoral dos cidadãos, como um dever cívico em prol do desenvolvimento da democracia no país.

Esclareceu que o registo eleitoral é o processo que habilita os cidadãos nacionais a participarem no acto de votação, sendo, por isso, necessário actualizarem os seus dados eleitorais para que possam exercer tal direito de cidadania.

Salientou, por outro lado, que o processo de actualização do registo eleitoral ajuda igualmente a acautelar a inscrição dos votantes em cadernos eleitorais de assembleias de votos distantes do seu local de residência, através da actualização dos pontos de referenciação, permitindo assim que cada eleitor escolha livremente o local mais próximo para a votação.

Aconselhou a conservação do cartão eleitoral, visto que o mesmo é válido para todos os pleitos eleitorais.

A palestra decorrida no pátio da Escola Missionária “São Pedro Nolasco” de Quiculungo foi assistida por professores e alunos do II ciclo do ensino secundário. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA