Disponibilizados mais de 41 milhões de dólares para projectos ambientais

Fátima Jardim - Ministra do Ambiente (Foto: ANTÓNIO ESCRIVÃO)

Mais de 41 milhões de dólares foram disponibilizados pelo Fundo Global do Ambiente (GEF) ao Ministério do Ambiente, para implementação de projectos ambientais do sector, afirmou a titular da pasta, Maria de Fátima Jardim.

A ministra do Ambiente que falava hoje, terça-feira, no quadro da reunião ordinária da Comissão Multissectorial para o Ambiente, referiu que este montante, abrange uma série de projectos nacionais nas áreas da biodiversidade, alterações climáticas, poluentes orgânicos persistentes e degradação de terras.

Segundo disse, os recursos do GEF têm contribuído para a implementação de projectos nacionais em áreas como degradação de terras, alterações climáticas, biodiversidade, protecção dos ecossistemas, entre outras.

“A missão principal do GEF é de financiar projectos de protecção do ambiente e promoção de um desenvolvimento sustentável e ecologicamente racional nos países em desenvolvimento e em transição”, deu a conhecer a governante.

Fez saber que foi crida a Unidade Técnica do GEF que visa elaborar o plano de monitoria e acompanhamento dos projectos, com atenção para todos os aspectos relacionados a melhoria da gestão e a implementação dos projectos.

A ministra realçou a importância do fundo para o reforço da capacidade institucional de combate ao comércio ilegal de espécies da vida selvagem, caça furtiva, bem como aumentar a contribuição dos serviços do ecossistema florestal e tecnológico de energia de baixo carbono.

Deu a conhecer o projecto irá trabalhar nas áreas mais vulneráveis de Angola, nomeadamente nas províncias do Namibe, Cunene, Huíla e Benguela.

Salientou que este objectivo será alcançado através de integração sustentável, nas políticas agrícolas deste sector ambiental, com programas por meio de práticas sustentáveis utilizando uma abordagem com foco na reabilitação dos pontos de água. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA