Cuanza Sul: Delegação ministerial radiografa projectos integrados no Sumbe

Kwanza Sul: Trabalhos de requalificação no Sumbe (Foto: Angop/Arquivo)

Uma delegação ministerial, liderada pelo responsáveis do Planeamento, Job Graça, deslocou-se terça-feira ao Sumbe, província do Cuanza Sul, para avaliar os projectos integrados que visam a requalificação desta cidade.

Acompanhado pelos ministros das Finanças, Arche Mangueira, e da Construção, Waldemar Alexandre, a comitiva procedeu a uma visita breve aos projectos integrados de requalificação da cidade do Sumbe, Porto-Amboim, Gabela e algumas infraestruturas escolares que enfrentam alguns constrangimentos, no concernente a sua conclusão.

Em declarações à imprensa, o ministro referiu que a reavaliação visa produzir um relatório síntese que deverá ser remetido ao governo central, com o intuito de retomar as obras de requalificação das cidades do Sumbe, Porto Amboim e Gabela, paralisadas nos últimos oito meses ,devido a problemas financeiros.

Acrescentou que “a cidade do Sumbe continuar a sofrer os efeitos do nível freático, provocando danos as redes técnicas”.

Por isso, realçou a importância da procura de soluções para que se resolva o problema.

“A degradação é permanente, já foram investidos muitos valores financeiros desde o seu início, agora temos de encontrar estratégias para que se assegura a continuidade da execução física das obras,” rematou.

Por sua vez, o ministro das Finanças, Archer Mangueira, realçou que este é um programa essencial para a resolução dos problemas das populações desta província no limite da execução orçamental tanto 2016 /2017 e o sector que dirige fará a coordenação que se impõe com o Ministério do Planeamento, da Construção e com o governo da província para que seja executado o projecto.

Disse que todos têm que estar empenhados para uma execução eficiente dos programas e projectos, visto que “temos compromisso e muita responsabilidade, por isso, todos têm que fazer o acompanhamento”.

No Sumbe, a delegação visitou as valas drenagem a nos s bairros periféricos e algumas obras no âmbito do programa de Investimentos Público.

Integram ainda a delegação secretários de Estado e directores nacionais, que igualmente mantiveram um encontro com o governador provincial, Eusébio de Brito Teixeira, e com os membros do governo, na cidade do Sumbe. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA