Coreia do Sul diz que capacidade nuclear do Norte está expandir-se rapidamente

AFP (AFP)

O Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Sul disse neste sábado que a capacidade nuclear da Coreia do Norte está expandir-se rapidamente, ampliando um alerta após o isolado país realizar seu quinto teste nuclear em desafio a sanções da ONU.

A Coreia do Norte conduziu seu maior teste nuclear na sexta-feira e disse que aprimorou sua técnica para carregar uma ogiva nuclear em um míssil balístico, em uma ameaça que rivais e as Nações Unidas têm sido incapazes de conter.

O teste mostrou que o líder norte-coreano Kim Jong Un não está disposto a retroceder e que sanções mais fortes e mais pressão precisam ser aplicadas para “causar dor insuportável no Norte para não deixar outra alternativa além de mudar”, disse o ministro de Relações Exteriores da Coreia do Sul, Yun Byung-se.

“A capacidade nuclear da Coreia do Norte está crescendo e acelerando para um nível considerável, tendo em vista que o quinto teste foi o maior em escala e que o intervalo entre testes foi reduzido substancialmente”, disse Yun em uma reunião ministerial convocada para discutir o teste.

A denotação, que ocorreu no 68º aniversário de fundação da Coreia do Norte, recebeu reprovação ao redor do planeta.

Os Estados Unidos disseram que irão trabalhar com parceiros para impor novas sanções, e pediram que a China use sua influência como principal aliada da Coreia do Norte para pressionar Pyongyang a colocar um fim em seu programa nuclear.

Já o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que podem ser necessárias mais do que sanções adicionais para resolver a crise, sinalizando que será um desafio para o Conselho de Segurança da ONU chegar a um acordo sobre novas sanções. (Reuters)

por Jack Kim

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA