China surpreende na produção industrial e investimento

(Reuters)

Os valores saíram acima das previsões dos analistas, depois de um mês de Julho que tinha sido desencorajador para os indicadores da segunda maior economia do mundo.

A economia chinesa deu sinais de recuperação, com os números da produção industrial, das vendas a retalho e do investimento a crescerem mais do que o previsto pelos analistas.

De acordo com a Bloomberg, a actividade das fábricas cresceu 6,3% em Agosto, comparado com o ano anterior. O valor fica acima da expectativa dos analistas sondados pela agência noticiosa, que apontavam para um aumento de 6,2% da actividade.

Já as vendas no retalho dispararam 10,6% contra os 10,2% de crescimento registados um mês antes. Do lado do investimento a segunda maior economia do mundo conheceu também notícias positivas, tendo esta componente avançado 8,1% entre Janeiro e Agosto.

Estes indicadores são conhecidos poucos dias depois de também o índice de gestores de compras oficial ter disparado para máximos de quase dois anos.

“A economia parece muito estável, por isso não deverá ser necessário cortar taxas de juro ou o rácio de reservas uma vez que a actual preocupação está nos riscos financeiros e na bolha imobiliária”, considerou Larry Hu, da Macquarie Securities na China, à Bloomberg. (Negocios)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA