BNA prepara acordo com congénere sul-africana

(BNA)

Os bancos centrais de Angola e da África do Sul têm na forja a assinatura de acordos de cooperação nas áreas de Assistência Técnica em Supervisão Bancária e Inclusão Financeira, no quadro do reforço das relações bilaterais entre as duas instituições.

Para selar a parceria, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe, se deslocou quinta-feira à República da África do Sul, em visita oficial, durante a qual espera encontrar-se com o homólogo sul-africano, Lesetja Kganyago.

Segundo o site do BNA, os acordos vão se estender às áreas de “controlo cambial”, “tecnologia de informação”, “política monetária, cambial e gestão das reservas internacionais líquidas”, bem como da “formação entre as duas academias dos bancos centrais”.

A visita enquadra-se no reforço das relações bilaterais entre os dois bancos centrais e vai permitir partilhar as acções que o BNA e a banca comercial angolana estão a empreender, para adequar o sistema financeiro angolano às normas prudenciais e às boas práticas internacionais.

Divulgada nesta sexta-feira, a nota do BNA diz que a adequação do sistema financeiro angolano às boas práticas internacionais resulta das recomendações de Basileia II e III e pelo Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI).

O encontro entre Valter Filipe e Lesetja Kganyago será também uma oportunidade para o melhoramento das relações entre os bancos comerciais angolanos e sul-africanos, principalmente, em matérias de trade finance, project finance e correspondent banking.

Integram a comitiva liderada pelo governador do BNA, a vice-governadora, Suzana Monteiro, consultores e directores dos Gabinetes de Relações Internacionais, Comunicação Institucional e Academia BNA. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA