Benguela: Ministro apresenta novo modelo de abastecimento de água

João Baptista Borges - Ministro da Energia e Água (Foto: Pedro Parente)

O novo modelo de abastecimento de água potável aos municípios do Lobito e cidade sede da província foi apresentado as autoridades locais, pelo Ministro da Energia e Águas.

João Baptista Borges, que trabalhou nesta sexta-feira, por algumas horas nos municípios da Catumbela e Lobito, disse aos jornalistas no final da visita, que este novo modelo é um contrato público/privado que se estabelece com uma entidade que vai gerir o sistema de abastecimento, com o objectivos visa a elevação das receitas, eficiência, reduzir as perdas comerciais, melhoria da qualidade de abastecimento de água, bem como realizar novas ligações.

Segundo o ministro, pretende-se com este modelo trazer assistência técnica e experiência de outras empresas de grande porte, para que se possa valorizar mais os activos das infra-esstuturas construídas pelo estado angolano, com valores avultados no sentido de beneficiar o maior número de habitantes.

O responsável declarou que este modelo entrara em funcionamento ainda este ano, com ampliação da estação de tratamento e distribuição de água, no sentido de melhorar o abastecimento do produto para Benguela, face o índice do crescimento populacional a nível dos municípios do litoral.

“Já existe um projecto definido que será executado no próximo exercício orçamental, e que o Executivo está a melhorar para o funcionamento de algumas instalações já existentes quer na captação de água subterrânea e superficial, para manter os níveis de abastecimento”, disse o ministro.

Sem avançar a capacidade actual de abastecimento na província, referiu que o projecto de tratamento e distribuição de água em Benguela, está a funcionar de forma satisfatória, mas com o índice de crescimento populacional que Benguela e os municípios do litoral distam, há necessidade da ampliação no sistema de abastecimento. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA