Angola/RDC: Parlamentos projectam novo protocolo para fortalecer relações

Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos (Foto: ANTÓNIO ESCRIVÃO)

Os Parlamentos de Angola e da República Democrática do Congo (RDC) estão a preparar a assinatura de um novo acordo de cooperação, no domínio parlamentar, para reforçar a cooperação bilateral já existente em relação a matérias afins.

A informação foi avançada nesta quinta-feira, em Luanda, pelo presidente do Parlamento Angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, após ter regressado deste país vizinho, onde efectuou uma visita de trabalho de dois dias.

Em declarações à imprensa, explicou que a intenção foi manifestada pelos congoleses, num encontro com o presidente do Senado local e o seu homólogo Aubin Minaku Ndjalandjoko, o qual convidou a visitar Angola em data a acordar pelas comissões competentes dos parlamentos.

“Eles apresentaram-nos proposta de um novo protocolo de cooperação, que será trabalhado pelas referidas comissões e, provavelmente, será assinado aquando da vinda de Ndjalandjoko ao país”, informou.

O presidente da Assembleia Nacional salientou que a jornada na RDC foi intensa, mas teve resultados positivos.

Asseverou que a relação entre os dois parlamentos é boa, mas devem haver acções mais concretas e aumento do intercâmbio de visitas de deputados angolanos à RDC e vice-versa.

“Os parlamentos têm como uma das missões principais ajudar o reforço da amizade entre os povos e da cooperação entre os Estados. Nós pensamos que podemos ser mais actuantes no reforço da cooperação económica e em outras áreas entre os dois países, com resultados positivos e com vantagens recíprocas”, rematou.

Durante os dois dias trabalho na RDC, o presidente da Assembleia Nacional participou na Cerimónia Solene de Abertura da Sessão Plenária Ordinária do Parlamento da RDC.

Manteve encontros separados com deputados e distintas entidades e com os embaixadores da CIRGL acreditados em Kinshassa.

Na qualidade de presidente do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), reuniu-se igualmente com o secretário-geral e o secretariado.

Ali orientou a realização da Reunião dos Presidentes dos Parlamentos, que será realizada em Cartum (no Sudão), de 6 a 8 de Dezembro, e a continuação da elaboração do Plano Estratégico 2017/2021. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA