Angola e RDC analisam cooperação parlamentar

Parlamentares de Angola e da RDC analisam novas formas de cooperação (Foto: Pedro Moniz Vida)

Delegações parlamentares da Assembleia Nacional (Angola) e da província do Congo Central, República Democrática do Congo (RDC), analisaram nesta quinta-feira, novas formas de cooperação bilateral, durante um encontro em Mbanza Congo, província do Zaire.

Constaram dos temas discutidos o estado das relações dos deputados dos dois países com a Organização das Nações Unidas (ONU), União Africana (UA) e SADC, entre outros atinentes à cooperação bilateral.

Chefiou a delegação parlamentar angolana o deputado Mawete João Baptista, que esteve integrada por deputados dos círculos eleitorais nacional e provinciais do Zaire, Uíge e Cabinda.

A comitiva congolesa foi chefiada pela vice-presidente da Assembleia Provincial do Congo Central, Marie José Nfulu Massaka, e integrou outros três parlamentares e funcionários deste órgão legislativo daquela região vizinha.

Na abertura do encontro, Mawete João Baptista vincou que as relações de cooperação entre Angola e a RDC são excelentes, assim como entre os líderes dos dois países, José Eduardo dos Santos e Joseph Kabila.

Frisou que existem consultas permanentes entre as partes, para o seu contínuo fortalecimento nos mais variados domínios.

Informou a parte congolesa sobre o actual momento político, económico e social do país, com ênfase no processo de preparação das eleições gerais previstas para 2017.

Reconheceu o momento difícil da economia nacional, derivado da conjuntura mundial, mas assegurou que o Executivo Angolano tudo está a fazer para minimizar as consequências.

Por sua vez, a vice-presidente da Assembleia Provincial do Congo Central, Marie José Nfulu Massaka, disse que este encontro foi o culminar de três anos de trabalho e permitiu o envio de uma equipa exploratória do seu país a Angola, em Abril de 2014.

Referiu-se às relações históricas entre o seu país e Angola, de modo geral, e a província do Zaire, em particular, cujos territórios integravam o antigo Reino do Kongo, que tinha a sua sede em Mbanza Congo há mais de seis séculos.

Advogou o início de um processo parlamentar de cooperação de proximidade e mutuamente vantajosa entre a Assembleia Provincial da sua região e os círculos provinciais eleitorais das províncias do Zaire, Uíge e Cabinda.

“A nossa presença aqui demonstra que a problemática de uma cooperação parlamentar inter-provincial mista é possível”, sublinhou.

Integraram a comitiva angolana parlamentares das distintas comissões de trabalho da Assembleia Nacional, entre os quais Pedro Armando Makita Júlia, coordenador do Círculo Eleitoral do Zaire, Exalgina Gamboa, Palmira Bernarda, Elsa Ambriz, Afonso Maria Vaba (Cabinda), Nicolau Sapalo, Panzo Joaquim (Uíge), Maria de Encarnação Fernandes, João Ntiama (Zaire), entre outros, assim como funcionários da Assembleia Nacional.

A comitiva congolesa integrou os deputados Honoré Bavula Mvunda e Justin Luemba Makoso, entre outros funcionários parlamentares.

Este encontro foi o primeiro do género a decorrer na província do Zaire, nos últimos 14 anos. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA