Angola e RCA projectam acordo no domínio mineiro

Ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz (Foto: Pedro Parente)

A cooperação no domínio mineiro entre Angola e a República Centro-Africana (RCA) pode, a curto prazo, evoluir para um acordo formal, afirmou nesta sexta-feira o ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz.

O governante, que falava no final de um encontro com o presidente da Assembleia Nacional da RCA, Karim Abdou Meckassoua, manifestou a continuação do apoio técnico que Angola presta ao país localizado no centro de África.

Disse tratar-se de um apoio no sector dos diamantes prestado através da Empresa Nacional de Prospecção, Exploração, Lapidação e Comercialização de Diamantes de Angola (Endiama) e da Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam).

O apoio das companhias angolanas centra-se na busca de soluções de problemas locais (RCA) no domínio da exploração artesanal de diamantes e na organização da produção industrial.

O líder da Assembleia Nacional da RCA, Karim Abdou Meckassoua, realçou, à imprensa, o facto de Angola colocar a exploração mineira no interesse do povo angolano.

Destacou o contributo de Angola no levantamento parcial da venda dos diamantes da RCA, no quadro do processo de Kimberley.

A delegação da RCA encontra-se no país desde terça-feira (6) do mês em curso e tem partida prevista para sábado (9). (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA