Amangola lança programa de apoio à actualização de dados dos cidadãos

Job Capapinha, presidente da Amangola (Foto: Edilson Domingos - Angop)

Um programa específico de apoio a actualização geral de dados dos cidadãos maiores foi lançado, neste fim-de-semana, na comuna do Kikolo, município de Cacuaco, em Luanda, pela União das Associações Locais de Angola (Amangola).

De acordo com uma nota da Amangola, que a Angop teve acesso hoje, o programa vai ser promovido em todo o país, até Abril de 2016, sob o lema “ Líderes comunitários, unidos no trabalho de actualização de dados dos cidadãos maiores “.

A acção da instituição de utilidade pública terá como propósito levar ao conhecimento da população em geral a actualização dos dados para todos os cidadãos maiores, com a natureza de prova de vida, mobilizar os associados, os líderes comunitários e de opinião, os munícipes em geral, para o registo eleitoral presencial dos indivíduos com mais de 18 anos de idade, que não possuem bilhete de identidade.

Igualmente, dos intentos, consta a sensibilização dos líderes comunitários para a necessidade e imperiosidade de mobilizarem os seus familiares, amigos, colegas em todos os municípios, comunas, distritos, bairros e aldeias para aderirem ao processo de actualização geral de dados de cidadãos maiores.

Trabalhar para que cada líder comunitário mobilize todos os dias mais citadinos eleitores na sua área de residência para aderirem às entidades registadoras também faz parte dos propósitos da actividade da Amangola.

Para a concretização do programa, serão promovidas palestras sobre “ A importância da actualização geral de dados dos cidadãos maiores “, partidas de futebol infantil – Amabola”, promoção da canção popular “ Trova da Banda “, “ Cultos e Orações pela Paz e Unidade Nacional “ e acções socio – comunitárias, através das brigadas “ Bom Kamba “.

A Amangola, Instituição de utilidade pública, criada a 6 de Julho de 2013, funciona com delegações nas 18 províncias do país.

A organização, de carácter privado, ganhou o estatuto de utilidade pública, numa deliberação do Conselho de Ministros, aprovada na sua Sessão de 25 de Março de 2015.

A Amangola tem como objectivo participar no desenvolvimento das comunidades e na divulgação da constituição da República de Angola, dentro e fora do país. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA