Acordo de paz com Farc será assinado na Colômbia em 26 de setembro

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, em Bogotá, no dia 14 de Julho de 2016 (AFP)

O acordo de paz alcançado pelo governo da Colômbia e as Farc para acabar com o conflito armado de mais de meio século será assinado em 26 de Setembro, na cidade caribenha de Cartagena, anunciaram as partes nesta sexta-feira.

Santos e o principal comandante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Rodrigo Londoño, conhecido como “Timoshenko”, assinarão o pacto neste dia e se cumprimentarão, em um sinal de reconciliação que encerra o conflito de 52 anos, que deixou 220.000 mortos e milhões de deslocados.

“Este processo de paz teve como uma de suas características a questão das vítimas, os direitos humanos como o centro da solução deste conflito e por isso escolhemos Cartagena. É na segunda-feira, 26 de Setembro, a assinatura deste acordo histórico”, disse o presidente colombiano.

Já Timoshenko escreveu em sua conta no Twitter: “Em 26 de Setembro, em Cartagena, a assinatura do acordo final, deixando firme as bases para iniciar a construção da paz”.

A assinatura vai ocorrer antes do plebiscito convocado por Santos para 2 de Outubro, em que os colombianos vão às urnas para decidir se apoiam ou rejeitam o acordo de paz, alcançado após uma negociação de quase quatro anos em Cuba.

O governo precisa da aprovação nas urnas para implementar o acordo de vários ítens. Embora a assinatura final do acordo de paz ainda esteja pendente, as partes declararam um cessar-fogo bilateral e definitivo desde 29 de Agosto. (Reuters)

por Luis Jaime Acosta e Nelson Bocanegra

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA