Abertura dos mercados: BCE dá nova sessão de perdas às bolsas europeias

(Reuters)

As bolsas europeias estão a negociar em queda, e o euro em alta, depois de o BCE ter mantido os juros e o programa de estímulos. Já o petróleo está a descer depois dos fortes ganhos da última sessão.

Os mercados em números

PSI-20 desce 0,16% para 4.759,56 pontos

Stoxx 600 perde 0,36% para 348,07 pontos

Nikkei valorizou 0,04% para 16.965,76 pontos

Juros da dívida portuguesa a dez anos sobem 0,8 pontos base para 3,079%

Euro ganha 0,10% para 1,1272 dólares

Petróleo em Londres desce 1,14% para 49,42 dólares o barril

Bolsas europeias em queda

As bolsas europeias estão a negociar em queda esta sexta-feira, 9 de Setembro, depois de o BCE ter deixado inalteradas as taxas de referência e o programa de estímulos, e ter revisto em baixa as estimativas de crescimento para a Zona Euro.

O índice de referência para a Europa, o Stoxx 600, perde 0,36% para 348,07 pontos. Na bolsa nacional, o PSI-20 desce 0,16% para 4.759,56 pontos, penalizado sobretudo pela EDP e pela Jerónimo Martins. A eléctrica cai 0,29% para 3,051 euros e a retalhista recua 0,44% para 14,61 euros.

Juros a dez anos acima de 3%
Os juros da dívida pública a dez anos estão a subir 0,8 pontos base para 3,079%, depois de terem chegado a negociar ontem no valor mais baixo desde 19 de Agosto. Em Espanha, a yield associada às obrigações a dez anos sobe igualmente 0,8 pontos para 0,995%, enquanto na Alemanha, o agravamento é de 1,2 pontos para -0,050%.

Euro sobe pela segunda sessão após BCE

A moeda única europeia está a negociar em alta face ao dólar pela segunda sessão consecutiva, depois de o Banco Central Europeu ter deixado inalteradas as taxas de juro de referência (0% na taxa central a que empresta aos bancos e -0,4% nos depósitos em Frankfurt) e também o programa de compra de activos que prossegue ao ritmo de 80 mil milhões de euros mensais.

O banco central reviu em ligeira baixa a previsão de crescimento para Zona Euro, mas manteve praticamente inalterada a trajectória esperada para a inflação, segundo anunciou Mario Draghi em conferência da imprensa, esta quinta-feira, após a reunião de Setembro do Conselho do BCE.

O euro ganha 0,10% para 1,1272 dólares.

Brent cai mas mantém-se próximo dos 50 dólares

O petróleo está a negociar em queda nos mercados internacionais, depois de ter valorizado mais de 4% na sessão de ontem. Os fortes ganhos foram impulsionados pelos dados da Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos que mostraram que as reservas de crude norte-americanas caíram em 14,5 milhões de barris na semana passada, a maior descida desde Janeiro de 1999.

Esta diminuição acentuada foi motivada pela tempestade tropical que causou perturbações nas importações e na produção offshore.

O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, desce 1,07% para 47,11 dólares, enquanto o Brent, transaccionado em Londres, cai 1,14% para 49,42 dólares.

Ouro desce pela terceira sessão

O metal precioso está a desvalorizar pela terceira sessão consecutiva, depois de o BCE ter mantido os estímulos à economia e de ter sido divulgado que os pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos caíram para mínimos de sete semanas.

O ouro desce 0,06% para 1.337,50 dólares enquanto a prata cai 0,11% para 19,5984 dólares. Apesar destas quedas, o ouro está a caminho de registar a primeira valorização anual em quatro anos.

Destaques do dia

BCE revê crescimento em ligeira baixa, mas mantém inflação. Mais estímulos adiados. Perspectivas económicas estão piores, mas não muito. Por isso, por agora, a ordem é para estudar alterações que garantam que o BCE conseguirá manter o ritmo de compras de 80 mil milhões de euros por mês até Março de 2017, ou para lá disso se for necessário.

Taxas máximas dos cartões de crédito voltam a baixar. O único agravamento de taxas verifica-se no crédito pessoal, com o juro máximo a ser fixado em 5,6%.

Como se constituir credor da Oi? A dívida dos obrigacionistas da antiga PT está representada na lista de credores da Oi através da PTIF. Mas os portugueses titulares de dívida da ex-PT podem pedir para integrar a lista a título individual. Os advogados que representam ‘lesados’ da PT/OI explicam como.

CMVM há um ano à espera de nova liderança. No dia 15 de Setembro faz um ano que terminou o mandato de Carlos Tavares e outros dois administradores à frente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Ministério das Finanças mantém-se em silêncio.

O que vai acontecer hoje

Portugal. António Costa desloca-se a Atenas, juntamente com os líderes Itália, Espanha, França, Chipre e Malta, onde será recebido pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

INE. Estatísticas do comércio internacional, relativas a Julho; Índice de produção, emprego, remunerações e horas trabalhadas na construção e obras públicas, relativo a Julho; Índices de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas nos serviços, relativos a Julho. (Negocios)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA