Zaire: Relançado programa das vias urbanas de Mbanza Congo

Acto do relançamento do programa de construção das vias urbanas de Mbanza Congo (Foto: Pedro Moniz Vidal)

O programa de reabilitação das vias urbanas de Mbanza Congo, província do Zaire, foi relançado esta quarta-feira, numa cerimónia orientada pelo governador, José Joanes André.

Nesta segunda fase do programa, que teve início em 2014, serão reabilitados e pavimentados dez quilómetros de vias urbanas, dos bairros 11 de Novembro, Álvaro Buta, Martins Kidito e Sagrada Esperança, de acordo com o director provincial das Obras Públicas, Eduardo Chilembo.

Ao apresentar o escopo dos trabalhos, o responsável explicou que a empreitada cingir-se-á na rua da Igreja Kimbanguista, na via paralela à pista do aeroporto, no troço da Rotunda do Nsongo até às 15 casas, assim como na via do bairro Uíge, em direcção à zona do Nfumu.

As ruas contarão também com redes técnicas de iluminação pública, colectores de águas pluviais, de escoamento de águas residuais, de telecomunicações, de água potável, com passeios e lancis, assim como sinalização vertical e horizontal.

As vias terão um perfil de aproximadamente onze metros de largura, com duas faixas de rodagem (uma em cada lado) segundo o director provincial das Obras Públicas, Eduardo Chilembo.

A empreitada está a ser suportada pela linha de financiamento da Espanha, e deverá estar concluída dentro de oito meses. a mesma envolve envolver cerca de 70 jovens locais.

No âmbito do mesmo programa foram já reabilitados mais de três quilómetros da via urbana que parte da Central Eléctrica de Kianganga à zona do Nfumu, bairro 11 de Novembro.

Presenciaram a cerimónia, que decorreu no bairro 11 de Novembro, o bispo da Diocese de Mbanza Congo, Dom Vicente Carlos Kiaziku, o Presidente da Associação dos Cristãos de Angola, Zeferino Estêvão Juliana,entidades religiosas e tradicionais, políticos, membros do Governo e da sociedade. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA