Xadrez: Selecção nacional parte dividida nas Olimpíadas da modalidade

(Xadrez (DR)

A delegação angolana a 42ª edição das Olimpíadas de xadrez, que decorrerá de 01 a 14 de Setembro na cidade de Baku (Azerbaijão), vai repartida para o palco da competição, em virtude das dificuldades financeiras que a federação angolana da modalidade enfrenta.

Em declarações à Angop, quinta-feira, em Luanda, o secretário permanente do órgão reitor do Xadrez no país, Manuel Pedro, afirmou que o Ministério da Juventude e Desporto ainda não concedeu as verbas para o referido evento.

Ainda assim, adiantou que a federação angolana da modalidade vai garantir a presença da delegação nacional no palco da competição embora dividida em dois grupos, devido às condições financeiras de momento, que condicionará também a chegada a tempo para cerimónia de abertura.

De acordo com o responsável, a caravana liderada pelo vice-presidente da Federação, Tito Martins, parte no dia 01, com os referidos xadrezistas, o Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro (campeão nacional), MI David Silva (bicampeão africano de juniores), e com o MI Erickson Soares e Mestre FIDE (MF) Cristiano Aguiar,

De igual modo, a MI Esperança Caxita (bicampeã africana de juniores), MI Maria Domingos (vice campeã africana de juniores), Delfina João (bicampeã nacional de juniores), e Domingas Tavares, campeã nacional de juniores.

A Angop apurou que o segundo grupo (de dois atletas também), o candidato a mestre João Simões (Grupo Desportivo da EPAL) e Luzia Guimarães (Macovi do Bairro Popular) embarca apenas alguns dias depois.

Em companhia da comissão que vai participar da reunião da Federação Internacional da modalidade (FIDE), no âmbito das olimpíadas, seguirão também viagem José Junqueira, vice-presidente para as Relações Internacionais da FAX, Manuel Pedro, secretário permanente da FAX, Vicente Silva e o presidente da Associação Provincial de Xadrez da Huíla.

Manuel Pedro disse que a missão angolana vai com objectivo de alcançar os cinco melhores a nível do continente africano. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA