Xadrez: António Mulangui vence torneio das Festas da Nossa Senhora do Monte

(Foto: José Filipe)

O xadrezista do Ferroviário da Huíla António Mulangui conquistou hoje, quarta-feira, nesta cidade, Huíla, o torneio de xadrez enquadrado nas Festas da Nossa Senhora do Monte, ao totalizar seis pontos e meio.

Na segunda posição ficou o seu colega de clube Omilques Caquembo, com pontos, seguido pelo Danilson Gabriel do Misto da Huíla que conseguiu cinco pontos e meio.

Já na classe feminina, Rosalina Songo, da Escola nº 187 do bairro Tchioco, sagrou-se vencedora ao registar seis pontos, seguida da sua companheira de escola Maria Feliciana Mulongo, com cinco e meio.

Maria de Fátima da escola SOS do Lubango, quedou-se no terceiro lugar com cinco pontos.

Na ocasião, o presidente da Associação Provincial da Huíla de Xadrez, Vicente Silva, afirmou que o torneio visou homenagear as celebrações da Padroeira da cidade do Lubango, bem como no programa de massificação da modalidade a nível da província.

Anunciou para o próximo dia 27 de Agosto, a realização de um torneio no município da Matala, 180 quilómetros a leste da cidade do Lubango, província da Huíla, denominado “Taça Ze Dú”.

Vicente Silva disse ser intenção aumentar o número de praticantes e de clubes, uma vez estarem a surgir xadrezistas de diversas escolas da província, facto positivo pelos interesses da associação, tendo apelado aos encarregados de educação a incentivarem os filhos a praticarem a modalidade, pois ela traz “muitos benefícios para o desenvolvimento psico-motor das crianças”.

O torneio teve a duração de oito dias e contou com a participação de 59 xadrezistas, dentre eles 13 mulheres. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA