Rússia/Ucrânia: Novo confronto armado pode estar para breve

(EURONEWS)

Russos e ucranianos preparam-se para um novo confronto armado. Kiev acredita que o envio de mísseis antiaéreos terra-ar para a Crimeia, península anexada em 2014 pela Rússia não é por acaso. As autoridades ucranianas negam qualquer tentativa de ataques terroristas na Crimeia e dizem que tudo não passa de uma estratégia para reacender o conflito

“Na realidade, para nós nada mudou. Aqui estamos sempre em alerta máximo e mentalmente preparados para enfrentar um desafio maior. Sentimos que dentro em breve podemos estar envolvidos numa nova ação militar” refere um soldado da região de Donetsk.

O conflito militar em Donbass intensificou-se nos últimos dias. Na região leste da Ucrânia, a população já praticamente esqueceu o que significa viver em paz.

“Os bombardeamentos são diários. Ainda, assim, saímos todos os dias com as crianças. Acabamos por nos habituar. Deixámos de ter medo” refere uma residente.

Os serviços de informação russos anunciaram ter detido um grupo de ucranianos perto da fronteira com a Ucrânia, armados e com explosivos.

A União Europeia e os Estados Unidos apelam à calma numa altura em que a Rússia admite cortar relações diplomáticas com a Ucrânia. (EURONEWS)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA